Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi protocolada na 64ª Zona Eleitoral para apurar acusações de compra de votos e abuso de poder político e econômico, supostamente cometidos pelos candidatos Márcio Heberte Viana Abreu e Karinne Silva Andrade nas eleições municipais deste ano.

Contra Márcio Viana, prefeito eleito com 43,49% dos votos válidos, pesam várias denúncias que estão sendo investigadas. Entre as alegadas ilegalidades estão: a criação de empregos temporários durante o período eleitoral para atuar como cabos eleitorais, o pagamento de valores em dinheiro a eleitores, a distribuição de materiais de construção e o oferecimento de transporte gratuito.

Depoimentos anexados à ação revelam que os pagamentos variaram de R$ 250 a R$ 7 mil, com relatos de ameaças feitas a eleitores em caso de recusa das ofertas. A denúncia também aponta a utilização de agentes públicos da Prefeitura de Godofredo Viana, que teriam agido como cabos eleitorais a favor do prefeito eleito.

Além disso, Godofredo Viana está entre os três municípios maranhenses que passarão por revisão do eleitorado em 2025, devido à suspeita de fraudes na transferência de títulos eleitorais de eleitores do estado do Pará.

A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) identificou indícios de fraudes em transferências de títulos na cidade, resultando no cancelamento de 180 registros, sendo 143 por decisão judicial. A Justiça Eleitoral constatou um aumento de 20,3% no eleitorado de Godofredo Viana nas eleições de 2024, com 1.809 títulos originados de outras localidades.

+ There are no comments

Add yours