Uma aeronave de pequeno porte caiu em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, resultando na morte do piloto, que ficou preso nas ferragens. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Ubatuba.
Além da fatalidade, outras sete pessoas ficaram feridas – quatro que estavam a bordo da aeronave e três que estavam na pista de skate na orla da Praia do Cruzeiro, nas proximidades do aeroporto. Inicialmente, a prefeitura havia divulgado que o acidente teria resultado em duas mortes.
O avião havia decolado do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e estava tentando pousar em Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, incluindo chuva e pista molhada, conforme informou a Rede Voa, concessionária do aeroporto de Ubatuba.
Em entrevista ao CBN São Paulo, a capitã Karoline Magalhães, do Corpo de Bombeiros, explicou que a aeronave extrapolou os limites da pista ao tentar aterrissar, não conseguindo parar a tempo, e acabou passando pela rua Guarani até alcançar a água.
A Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Segurança, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão no local, trabalhando para isolar a área e realizar o resgate das vítimas.
O avião sofreu uma “extrusão de pista,” termo utilizado quando a aeronave sai da superfície da pista durante as operações de pouso ou decolagem.
As causas do acidente ainda estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). A aeronave envolvida no acidente era uma Cessna Aircraft, modelo 525, fabricada em 2008, com capacidade para sete passageiros e dois pilotos.
Segundo a Anac, a aeronave estava em situação de aeronavegabilidade normal e não tinha permissão para operar como táxi aéreo.