Durante o ato em memória dos dois anos do evento antidemocrático de 8 de janeiro de 2021, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixou claro qual será sua prioridade nas eleições de 2026.
Políticos próximos a Lula afirmam que o petista tem um novo “mantra” ao conversar com governadores sobre as eleições de 2026.
Lula tem enfatizado que a prioridade não será eleger governadores, mas sim senadores que garantam a governabilidade, caso ele consiga se reeleger.
“Não quero saber de governadores nas eleições. Quero saber de senadores. Melhor um senador eleito do que dois governadores”, diz Lula a seus aliados mais próximos.
No Maranhão, atualmente, os três senadores são aliados de Lula: Ana Paula Lobato (PDT), Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), sendo que os dois últimos devem disputar a reeleição. Além disso, outros dois nomes do campo político de Lula podem disputar as eleições para o Senado: o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), e o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
Resta aguardar e conferir.